Quem Somos

A resposta social de apoio à integração de imigrantes que o CEPAC (Centro Padre Alves Correia) tem vindo a desenvolver desde os anos 70, pelos missionários do Espírito Santo e formalizada em IPSS (Instituição de Solidariedade Social), desde 13 de Outubro de 1992, enfrenta novos desafios.


O que começou por ser um apoio aos imigrantes cabo-verdianos, posteriormente alargado aos dos PALOP’s (países africanos de língua oficial portuguesa), passa a ser hoje um diálogo com imigrantes oriundos dos mais diversos países.


Prevemos para 2016 a captação de novas parcerias com a sociedade civil e empresas que tornem a nossa resposta cada vez mais efectiva e sustentável. 

O Papa Francisco tem referido, variadíssimas vezes, a necessidade de estar atento à causa dos imigrantes. No Parlamento Europeu, a 25 de novembro de 2014, disse: “Não se pode tolerar que o Mar Mediterrâneo se torne num grande cemitério! Nos barcos que chegam diariamente às costas europeias, há homens e mulheres que precisam de acolhimento e ajuda”; em Roma, a 09 de Setembro de 2015, desafiou os cristãos para gestos concretos: "cada paróquia, comunidade religiosa, mosteiro e santuário da Europa acolha uma família de imigrantes!”.


Em 2016, o CEPAC continuará a acreditar no progresso por via da integração dos que são diferentes (Plano 2016); o CEPAC continuará a acreditar na dignidade dos que chegam até nós e juntando a nossa à sua grande força de vontade, Construímos Esperança.

 

Atividades do Centro

Banco Alimentar

No ano 2011 foram distribuídos mais de 4000 cabazes de alimentos e no primeiro semestre deste ano foram entregues 2069. Os cabazes compreendem bens essenciais como arroz, óleo, azeite, leite, farinha, massas, legumes, etc.

 

Saber mais...

Aulas de Informática

 

À semelhança do que se passa com a Alfabetização, também as aulas de informática são asseguradas por voluntários: o Judas Tadeu e o João Reis, a quem muito agradecemos a dedicação.

 

Saber mais...

 

Alfabetização

As aulas são destinadas a imigrantes não alfabetizados na língua de origem. Através do método de Paulo Freire, vai-se alfabetizando e, ao mesmo tempo, ensinando o português necessário para as necessidades do dia-a-dia. Estão a funcionar três turmas.

 

Saber mais...

A Esperança tem rosto

 

Contactos

Centro Padre Alves Correia
 

Rua de Santo Amaro à Estrela, nº 43  |  1200-801 Lisboa (ver mapa)

 

 

(+351) 213 973 030  |  geral@cepac.pt

 

 

Horário de Funcionamento:

                       Segunda a Sexta:  das 09:00 às 13:00 -  14:00 às 17:00 horas

      Sábados:  das 09:00 às 13:00 horas

    

Fale Connosco

Regresso ao início

Siga-nos

Fale Connosco

  • Facebook - White Circle

​© 2015 by Centro Padre Alves Correia