CONTO CONTIGO! Apadrinhamento Solidário

11 May 2016

 

CONTO CONTIGO! É um projecto de apadrinhamento solidário e uma forma de fazer a diferença na vida de uma criança, de uma família ou de uma comunidade. Como? Contactando regularmente com a criança apadrinhada verá a diferença!

 

Sozinho ou com um grupo de amigos apadrinhe uma criança que precisa de si. Não há valores mínimos de contribuição nem obrigação periódica de ajuda.  Pode contribuir financeiramente ou através da doação de bens ou outros .

 

O CEPAC faz o acompanhamento da família  e identifica as necessidades da criança e da família informando os padrinhos/madrinhas das necessidades a colmatar.  CONTO CONTIGO!

 

 

 

O que é o apadrinhamento de crianças?

 

O Apadrinhamento é a possibilidade de estabelecer uma ligação solidária com uma criança e a sua família, visando minorar as desigualdades no acesso a bens e serviços essenciais por determinados grupos populacionais.

O programa de apadrinhamento permite que os padrinhos/madrinhas e as famílias estabeleçam também uma rede de intercâmbio cultural através da troca de cartas e fotografias ou da visita dos padrinhos/madrinhas à comunidade.

Para poder ser padrinho basta entrar em contacto connosco:   

 

Rua de Santo Amaro à Estrela, nº 43  |  1200-801 Lisboa (ver mapa)

(+351) 213 973 030  |  geral@cepac.pt

 

Porquê apadrinhar uma criança?

Apadrinhar uma criança é uma das formas mais transparentes e sustentáveis de ajudar comunidades inteiras a saírem da pobreza e a garantir o direito dos seus filhos e netos à educação, saúde e um futuro melhor. O CEPAC garante que a sua ajuda é canalizada para o fim proposto e para quem mais precisa.

 

Quanto tempo dura o Apadrinhamento?

Não há um  prazo definido para a duração do apadrinhamento mas sugere-se que o projecto tenha uma duração de pelo menos 1 ano ou pelo tempo necessário à alteração da condição de vulnerabilidade da criança.

 

Quais são as vantagens de ser Padrinho/Madrinha?

Como Padrinho/Madrinha irá receber actualizações regulares sobre o nosso trabalho junto da família onde a criança vive. Pode também desfrutar de um intercâmbio cultural único pois encorajamos os Padrinhos/Madrinhas a enviar cartas, fotos e cartões postais e até mesmo a visitar a criança. Todas as comunicações e as visitas são organizadas através dos nossos coordenadores do CEPAC, por razões de protecção da criança.

 

Com quanto é que um Padrinho/Madrinha contribui todos os meses?

Não há montante definido. A contribuição ou o pedido será em função do que é necessário e do que é possível para os padrinhos/madrinhas contribuírem. As principais necessidades serão: consultas médicas e medicamentos, material escolar, alimentação, regularização documental.

 

Como será gerido o meu donativo?

Os donativos serão entregues ao CEPAC que os canalizará para as despesas solicitadas. Posteriormente, poderá ser consultado o comprovativo da despesa e/ou comprovativo da entrega dos bens ou a prestação dos serviços.

 

Por que razão o dinheiro do padrinho/madrinha não vai directamente para a família da criança?

Na atribuição do dinheiro directamente à família estamos a contribuir para a criação de relação de subsídio e de assistencialismo. O objectivo será investir o dinheiro em materiais, estruturas ou serviços que garantam o bem-estar das crianças mantendo as famílias empenhadas no compromisso de melhorar a sua situação através do trabalho e da participação comunitária.

 

Como padrinho, posso dar mais do que me é solicitado?

Sim. As contribuições extra são sempre bem-vindas e são usadas para fornecer recursos adicionais para muitos projectos considerados vitais. Pode, também, apadrinhar mais de uma criança.

 

Posso contribuir sem apadrinhar uma criança?

Sim. Existem outras formas de apoio. Consulte a secção "Participe".

 

Quanto tempo é que as famílias permanecem inscritas no CEPAC?

Depende da situação em concreto. O principal objectivo do CEPAC é a quebra do ciclo da pobreza e a integração do indivíduo na sociedade. Todavia, o apoio mantém-se, no máximo, por dois anos, sem prejuízo da avaliação do caso concreto.

 

Onde são investidos os donativos feitos ao CEPAC?

Os donativos são utilizados para projectos da instituição que visam melhorar a qualidade de vida dos beneficiários. Para conhecer os nossos projectos clique em projectos.

 

Como sabemos para onde vai o dinheiro?

O CEPAC tem uma política de responsabilização e de abertura. Estamos a trabalhar para termos sempre disponível no nosso site o relatório anual contendo as demonstrações financeiras consolidadas (confirmar). Encorajamos os patrocinadores a visitar os nossos programas no terreno e observar, em primeira mão, o impacto do seu donativo.

 

O meu donativo tem benefícios fiscais?

O seu donativo é dedutível no IRS, nos termos do artigo 63.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF). Lei do mecenato / Artigo 63.º

Se for uma empresa, o seu donativo é considerado como custo do exercício, ao abrigo da alínea e) do nº3 do artigo 62 do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

 

Como escrever à criança apadrinhada
Para estabelecer uma relação de proximidade com a criança e a sua família, deverá acordar com os coordenadores do CEPAC o plano de visitas e de contactos.

 

Please reload

Please reload

Arquivo
Please reload

Notícias Recentes

Peregrinação a Fátima

July 5, 2016

1/5
Please reload

Notícias