Igreja de Lisboa empenhada em reunir esforços no acolhimento e integração de migrantes

2025-09-16
No passado dia 10 de setembro, a Cáritas Diocesana de Lisboa, o Centro Padre Alves Correia (CEPAC) e a Pastoral Social do Patriarcado de Lisboa, promoveram uma reunião para reflexão, articulação e ação conjunta no âmbito do acolhimento e integração de pessoas migrantes na diocese de Lisboa.
A reunião, realizada no Seminário dos Olivais, contou com a presença de mais de seis entidades da Igreja de Lisboa: Comunidade Vida e Paz, JRS Portugal, Universidade Católica Portuguesa, Centro Social 6 de Maio e Federação Solicitude, tendo ainda enviado contributos a Pastoral Penitenciária.
O objetivo desta reunião de trabalho foi o de construir um resumo do trabalho social da Igreja de Lisboa junto da população migrante, com vista à sua divulgação e melhor articulação. Com este propósito, mais entidades serão convidadas e envolvidas a partilhar o seu trabalho, preocupações e especificidades de cada realidade local.
Como nota final, D. Rui Valério frisou pontos basilares da visão da Igreja de Lisboa nesta área: 1) A família, valor essencial para a Igreja, e a importância dos laços familiares no processo migratório 2) A centralidade da dignidade humana, na qual se baseia todo o trabalho realizado e a realizar 3) O problema da habitação, como um dos principais a afetar as pessoas em situação mais vulnerável, no qual se incluem muitas pessoas migrantes.
Esta iniciativa surge no seguimento do Jubileu dos Migrantes, e do Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, que aconteceu na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, no dia 14 de março, do qual resultou uma Carta de Compromisso, assinada por mais de 120 pessoas individuais e entidades. Posteriormente, foram criados grupos de trabalho, compostos por diferentes entidades, para construir produtos que vão ao encontro das necessidades de acolhimento e integração das pessoas migrantes na diocese. Estes serão apresentados num novo Encontro, no dia 13 de março de 2026, passado um ano do desafio lançado.
De salientar que, ainda no âmbito do Jubileu dos Migrantes, foi publicado o “Dossier Migrações para a Igreja de Lisboa”, que pretende ser um documento vivo com informações relevantes sobre o tema das migrações, incluindo dados sobre o fenómeno na diocese de Lisboa, que possa esclarecer e apoiar o trabalho dos agentes pastorais da diocese ou qualquer parte interessada.