Projetos em curso

CLDS @TIVAR 4G

O “@tivar 4G” pretende capacitar a população do território do Vale de Alcântara (Lisboa), incidindo nos Bairros do Loureiro, Ceuta Sul, Liberdade, Serafina e Quinta do Cabrinha, dinamizando e contribuindo com respostas que promovam o desenvolvimento e melhoria sustentável da qualidade de vida da sua população, atuando o CEPAC no Eixo do Emprego , formação e qualificação e da Capacitação e desenvolvimento comunitário.

Projeto coordenado pela Fundação Aga Khan, em parceria com o CEPAC e a ADM Estrela, com o financiamento do Instituto da Segurança Social , I.P. no âmbito da operação Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS).

Conselho Local de Imigrantes

O Conselho Local de Imigrantes é um projeto de investigação/ação participativa, do qual o CEPAC é parceiro, promovido pela EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza Portugal e cofinanciado pelo POR Lisboa 2020 através do Fundo Social Europeu e gerido pela Rede DLBC Lisboa – Associação para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária em Lisboa.

Propõe uma intervenção inovadora na promoção de iniciativas de inclusão social de pessoas imigrantes, residentes em bairros de intervenção prioritária, no centro histórico ocidental de Lisboa.

Para mais informação: https://conselholocaldeimigrantes.eapn.pt/

PT/2021/FAMI/723 ComUnidade

O projeto PT/2021/FAMI/723 ComUnidade tem como principal objetivo contribuir para o processo multidimensional de integração dos Nacionais de Países Terceiros (NPT) na sociedade portuguesa, atuando nos territórios de Lisboa, Loures, Sintra e Amadora.

Este projeto é promovido pelo CEPAC em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal, Inovinter Portugal, Paróquia da Amadora, Paróquia do Catujal, Paróquia de Monte Abraão e Paróquia de Unhos.

O projeto PT/2021/FAMI/723 ComUnidade é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

Projetos de Investigação IHMT

O CEPAC é parceiro em dois projetos de investigação desenvolvidos pelo Instituto de Higiene e Medicina no Trabalho (IHMT), nomeadamente:

"Strongyloides stercoralis: prevalência e transmissão em comunidades vulneráveis", com o objetivo de estimar a prevalência e transmissão do parasita S. stercoralis em comunidades migrantes de baixa renda.

"Covid-19: conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção da infeção em imigrantes da região de Lisboa", com o objetivo de caracterizar conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção relativamente à Infeção por SARS-CoV-2, em imigrantes indocumentados da região de Lisboa.