CENTRO PADRE ALVES CORREIA
A esperança convida-nos a reconhecer que há sempre uma saída
Ao usar o nosso website, concorda com o uso de cookies. Saiba mais.
A esperança convida-nos a reconhecer que há sempre uma saída
A esperança convida-nos a reconhecer que há sempre uma saída
A esperança convida-nos a reconhecer que há sempre uma saída
A esperança convida-nos a reconhecer que há sempre uma saída
A esperança convida-nos a reconhecer que há sempre uma saída
CONSTRUIR ESPERANÇA, PROMOVENDO A DIGNIDADE HUMANA, A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E O CUIDADO DA CASA COMUM, É A VISÃO DO CENTRO PADRE ALVES CORREIA (CEPAC) PARA O TRIÉNIO 2020-2022.
Desde 2005, por iniciativa e sob a responsabilidade de voluntários, o CEPAC assegura apoio em vestuário e outros bens doados.
LEIA MAISA dificuldade no acesso a alimentos, decorrente de situações de carência socioeconómica, é um problema que afeta cerca de 79% das pessoas acompanhadas pelo Centro Padre Alves Correia.
LEIA MAISO CLAIM Estrela disponibiliza aqui informação sobre apoios disponíveis para pessoas que chegam da Ucrânia e sobre formas de apoiar.
LEIA MAISO CEPAC tem uma nova imagem e renovou o seu website www.cepac.pt, com o apoio da Creative Minds.
LEIA MAISPor convite do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o CEPAC voltou a integrar a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, denominando-se CLAIM Estrela.
LEIA MAISO Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) confirmou o seu financiamento ao projeto ComUnidade PT/2021/FAMI/723.
LEIA MAISProcuramos Técnico(a) para o Serviço de Inserção Profissional e Formação.
LEIA MAISO Centro Padre Alves Correia inaugurou, no dia 17 de janeiro, a sua nova Boutique Bu Gosta, prosseguindo o desígnio de conferir cada vez mais dignidade às respostas da Instituição.
LEIA MAISNo dia 27 de dezembro, o Centro Padre Alves Correia esteve no CESM – Seminário da Silva para participar na Reciclagem Provincial do Natal "Construir Esperança" dos Missionários do Espírito Santo.
LEIA MAISComo já vem sendo tradição, o Centro Padre Alves Correia promoveu a Campanha “Natal em Casa” de visita às famílias que não puderam participar na festa de Natal.
LEIA MAISNo dia 17 de dezembro, o Seminário Torre d’Águilha acolheu a festa de Natal do CEPAC. Fez-se festa. Viveu-se o Natal!
LEIA MAISNo dia 10 de dezembro, mês em que se celebra o Voluntariado, os Direitos Humanos e o Natal, juntámos voluntários e voluntárias do CEPAC para um encontro, sob o mote “Eu amo Construir Esperança”.
LEIA MAISNo passado dia 30 de novembro, os alunos e alunas de Alfabetização e de Português - Língua de Acolhimento, receberam o seu merecido certificado de formação não-formal, de 116 horas e de 80 horas respetivamente.
LEIA MAISO Centro Padre Alves Correia juntou-se à EAPN Portugal para promover um encontro sobre a "Integração da Pessoa Imigrante no Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades", no âmbito da Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
LEIA MAISNo contexto da comemoração dos 30 anos do CEPAC, organizamos um passeio por Lisboa, no dia 24 de setembro, passando por alguns locais que nos ajudaram a partilhar um pouco mais sobre a nossa história e a conhecer a cidade de outra forma.
LEIA MAISArrancou no último dia 9 de setembro a iniciativa Migração & Saúde, promovida pelo Núcleo distrital de Lisboa da EAPN Portugal em conjunto com o GAT - Grupo de Ativistas em Tratamento e com a colaboração do Conselho Local de Imigrantes e Lisbon Project.
LEIA MAISO Centro Padre Alves Correia recebeu, no dia 6 de setembro, a visita do grupo de voluntários e voluntárias que partirá para a Missão Cor Unum, na Amazónia.
LEIA MAISNo dia 30 de julho, comemorámos as aprendizagens feitas pelos grupos de formandos e formandas da Ações de Alfabetização e de Português-Língua de Acolhimento realizadas ao longo dos últimos dois-três meses.
LEIA MAISO Centro Padre Alves Correia adotou o conceito de mercearia social para a sua resposta de apoio alimentar, que chega a cerca de 470 famílias acompanhadas pela instituição.
O Centro Padre Alves Correia (CEPAC) foi o local escolhido por representantes da Secção Migrantes e Refugiados do Vaticano para uma visita ao terreno, para conhecerem melhor o trabalho realizado em proximidade com as pessoas migrantes.
No dia 4 de junho, o CEPAC juntou a sua equipa, voluntários(as) e utentes para festejar o aniversário do falecimento do Padre Alves Correia e o Dia da Criança (ambos assinalados a 1 de junho).
Este fim de semana, dias 28 e 29 de maio, decorreu mais uma recolha nacional de bens alimentares, promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome.
No passado dia 17 de maio, o CEPAC participou na Tertúlia "Da Teoria à Prática: Contratação e Integração de Imigrantes", organizada pela Rede EFE e pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), na Portugália de Belém.
Nos dias 9 e 10 de maio, o CEPAC recebeu a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO para a dinamização de duas sessões de formação sobre Direitos do Consumidor, dirigidas à nossa equipa técnica e utentes.
No dia 7 de maio, o CEPAC participou na Sessão de encerramento do Projeto Jovens Ativistas pelo Fim da Mutilação Genital Feminina, que teve lugar na UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Na semana de 26 de abril a 2 de maio, decorreram as XVI Jornadas de Recolha de Medicamentos, promovidas pelo Banco Farmacêutico.
No passado dia 30 de abril, decorreu a sessão de entrega de certificados de participação nas Ações de Alfabetização e de Literacia Digital, realizadas no âmbito do projeto ComUnidade PT/2021/FAMI/723.
No dia 19 de abril, realizámos, no CEPAC, mais uma sessão “Põe-te à prova”, no âmbito do Programa Incorpora.
Teve início, no dia 1 de abril, a Ação de Português – Língua de Acolhimento, promovida no âmbito do Projeto ComUnidade PT/2021/FAMI/732, co-financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
No dia 31 de março, realizou-se a iniciativa EMPREGA-TE 2022 - feira de emprego, promovida pela RedEmprega do Centro Histórico e RedEmprega do Vale de Alcântara, com o apoio do Programa RedEmprega Lisboa.
No âmbito do Projeto ComUnidade, o CEPAC está a promover visitas culturais, integradas nas ações de formação de alfabetização e de competências digitais deste projeto.
A Basílica da Estrela, na freguesia onde o CEPAC está sediado, foi o local escolhido para celebrar uma Eucaristia de Ação de Graças pelo 30º aniversário do CEPAC, mas também pela Paz e pela Amizade Social, em solidariedade com todas as pessoas que sofrem pela guerra na Ucrânia, em particular, mas noutros pontos do mundo também.
LEIA MAISA alfabetização consiste na aprendizagem do alfabeto e do seu uso para comunicar, através da escrita e da leitura. Contudo, a alfabetização pode ser, e é, muito mais do que isso: uma ferramenta que empodera, que promove a socialização e a integração, que traz novas oportunidades e capacidades para o desenvolvimento integral da pessoa.
LEIA MAISO CEPAC estabeleceu uma parceria com a SPEAK para a criação de pequenos grupos de conversação em Português com utentes do CEPAC. O primeiro grupo já começou, em janeiro, estando previstas 12 sessões.
LEIA MAISA violência de género pode assumir muitas formas, que devem ser combatidas, individualmente e enquanto sociedade. Em parceria com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, já foram dinamizadas quatro das seis sessões previstas de sensibilização sobre Direitos Humanos e Violência de Género, para utentes do CEPAC, e uma de duas sessões dirigidas à equipa técnica.
LEIA MAISPor ocasião do Dia Internacional dos Migrantes, dia 18 de dezembro, o Fórum das Organizações Católicas para a Imigração e Asilo (FORCIM), ao qual o CEPAC pertence, realizou o encontro "Rumo a um Nós cada vez maior", com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
LEIA MAISNo dia 18 de dezembro, data em que também celebrámos o Dia Internacional dos Migrantes, foram entregues os certificados de formação às turmas de Alfabetização Inicial e Avançada, Português, Inglês e Informática.
LEIA MAISO primeiro Encontro de Formação de Liderança Espiritana: “Ser Líder Espiritano: desafios e compromissos”, teve lugar no Seminário Torre d'Aguilha, nos dias 4 e 5 de dezembro, e reuniu 44 participantes, em representação dos 11 movimentos, obras, organizações da família Espiritana.
LEIA MAISO CEPAC foi uma das organizações que, durante 8 meses, se dedicou com rigor e seriedade ao Programa 500 MILES, de capacitação para o desenvolvimento institucional de organizações do terceiro setor, promovido pela Fundação Manuel Violante, com o apoio da CUF.
LEIA MAISO projeto “Agentes Especiais_Código de Missão: COVID-19”, desenvolvido pelo CEPAC em 2020/2021, foi um dos 34 projetos, de entre 400 candidaturas de todo o país, premiados pela Caixa Geral de Depósitos, no âmbito da 3ª edição dos Prémios Caixa Social.
LEIA MAISNo passado dia 18 de outubro, o CEPAC adotou e apresentou uma nova imagem, desenvolvida com o apoio da agência de comunicação Creative Minds.
LEIA MAISNo dia 27 de setembro, o CEPAC recebeu a visita de uma delegação da Fundação "la Caixa".
LEIA MAISA sessão de inauguração do GIP Imigrante do CEPAC realizou-se no dia 12 de junho, com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Integração e as Migrações.
LEIA MAISNo passado dia 30 de setembro, assinalámos o arranque do ano letivo do Centro de Formação do CEPAC, com uma sessão de apresentação e de convívio entre formadores(as) e formandos(as).
LEIA MAIS