Ao usar o nosso website, concorda com o uso de cookies. Saiba mais.

CEPAC é uma das 24 instituições vencedoras do Prémio Solidário BPI Fundação "la Caixa" 2025

2025-11-04

A partir da experiência e aprendizagens resultantes da implementação do projeto-piloto "Baobá", implementado em 2024 (Prémio Solidário BPI Fundação "la Caixa" 2023), o projeto "Baobá 2.0" tem como objetivo consolidar competências sociolaborais, educativas e emocionais de mulheres imigrantes em situação de vulnerabilidade, enquanto pilares essenciais para uma integração bem-sucedida no mercado laboral.

O projeto "Baobá 2.0", que decorrerá de janeiro de 2026 a janeiro de 2027 (12 meses), inclui a realização de um diagnóstico participado de cada pessoa envolvida para definir o seu percurso, personalizado, de desenvolvimento pessoal e profissional. Mediante o perfil e as necessidades identificadas no diagnóstico inicial, será oferecida formação à medida para reforçar as competências linguísticas (Língua Portuguesa), digitais e transversais (soft-skills), assim como sessões de consultoria de imagem e de teatro playback.

O projeto continuará, também, a apoiar-se na metodologia de Formação em Contexto de Trabalho, enquanto ferramenta de aproximação ao mercado de trabalho, envolvendo entidades empregadoras e, assim, contribuindo para a construção de ambientes laborais mais inclusivos, informados e sensibilizados sobre a contratação de pessoas imigrantes e, em particular, mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O Baobá 2.0 permitirá, ainda, consolidar o Atelier Baobá através da capacitação intensiva em costura, técnicas upcycling, promovendo a economia circular e incentivando práticas sustentáveis.

O Voluntariado continuará a ser uma mais-valia na implementação deste projeto, prevendo-se a integração de voluntários/as em diversas atividades e momentos de projeto, contribuindo, assim, para a promoção de uma cidadania mais ativa e responsável.