Foi uma oportunidade para partilharmos de forma próxima o trabalho que desenvolvemos, assim como para discutirmos formas de unirmos esforços em áreas fundamentais como o acolhimento e integração, a habitação, o ensino da Língua Portuguesa e a formação e inserção profissional.
Visa responder ao Objetivo Específico 2 do FAMI 2030 - Migração legal e integração: Reforçar e favorecer a migração legal para os Estados-Membros, de acordo com as suas necessidades económicas e sociais, e promover e contribuir para a integração e inclusão social efetivas dos Nacionais de Países Terceiros.
O projeto «Passo a Passo» é um projeto-piloto de proximidade, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e desenhado conjuntamente com o Agrupamento de Escolas Passos Manuel, para apoiar as crianças imigrantes, suas famílias, no seu processo de integração e inclusão.
Três anos de implementação do Projeto PT/2021/FAMI/723 ComUNIDADE, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com o objetivo de contribuir para o processo multidimensional de integração de pessoas Nacionais de Países Terceiros na sociedade portuguesa.
O Encontro de Voluntariado do CEPAC aconteceu no dia 18 de novembro e foi mais um momento especial para conhecermos (ainda) melhor os voluntários e voluntárias, e esses entre si, refletirmos sobre quem somos como pessoas voluntárias, os desafios sentidos e o impacto do nosso voluntariado.
O Centro Padre Alves Correia juntou-se à EAPN Portugal para promover um encontro sobre a "Integração da Pessoa Imigrante no Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades", no âmbito da Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
O Centro Padre Alves Correia recebeu, no dia 6 de setembro, a visita do grupo de voluntários e voluntárias que partirá para a Missão Cor Unum, na Amazónia. Antes de partirem, ainda tiveram tempo para conhecer um bocadinho mais sobre uma das obras sociais dos Missionários do Espírito Santo em Portugal: o Centro Padre Alves Correia e a mais recente Mercearia Sabura.
A Basílica da Estrela, na freguesia onde o CEPAC está sediado, foi o local escolhido para celebrar uma Eucaristia de Ação de Graças pelo 30º aniversário do CEPAC, mas também pela Paz e pela Amizade Social, em solidariedade com todas as pessoas que sofrem pela guerra na Ucrânia, em particular, mas noutros pontos do mundo também.
A alfabetização consiste na aprendizagem do alfabeto e do seu uso para comunicar, através da escrita e da leitura. Contudo, a alfabetização pode ser, e é, muito mais do que isso: uma ferramenta que empodera, que promove a socialização e a integração, que traz novas oportunidades e capacidades para o desenvolvimento integral da pessoa.
A violência de género pode assumir muitas formas, que devem ser combatidas, individualmente e enquanto sociedade. Em parceria com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, já foram dinamizadas quatro das seis sessões previstas de sensibilização sobre Direitos Humanos e Violência de Género, para utentes do CEPAC, e uma de duas sessões dirigidas à equipa técnica.
O primeiro Encontro de Formação de Liderança Espiritana: “Ser Líder Espiritano: desafios e compromissos”, teve lugar no Seminário Torre d'Aguilha, nos dias 4 e 5 de dezembro, e reuniu 44 participantes, em representação dos 11 movimentos, obras, organizações da família Espiritana.
O CEPAC foi uma das organizações que, durante 8 meses, se dedicou com rigor e seriedade ao Programa 500 MILES, de capacitação para o desenvolvimento institucional de organizações do terceiro setor, promovido pela Fundação Manuel Violante, com o apoio da CUF.
O projeto “Agentes Especiais_Código de Missão: COVID-19”, desenvolvido pelo CEPAC em 2020/2021, foi um dos 34 projetos, de entre 400 candidaturas de todo o país, premiados pela Caixa Geral de Depósitos, no âmbito da 3ª edição dos Prémios Caixa Social.