Projeto Step UP Jovem: o teu futuro começa aqui!
2026-02-02
O projeto Step UP Jovem, dinamizado pelo Centro Padre Alves Correia (CEPAC), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Cultural Moinho da Juventude e a Associação EDruptiva, destina-se a jovens migrantes, dos 16 aos 34 anos, que não estão a estudar, nem a trabalhar (NEET).
O projeto visa integrar 40 jovens imigrantes NEET em percursos personalizados para promover a sua inserção sustentada no mercado de trabalho.
Será realizado um diagnóstico social individual para identificar competências, necessidades e potencialidades, orientando a formação e experiências em contexto laboral.
Cada grupo, de 20 formandos(as), seguirá um percurso – a iniciar em Abril e outro em Outubro - que tem como base comum a participação em sessões de reforço da Língua Portuguesa, de competências digitais, competências sociais e emocionais e de literacia financeira, complementado por experiências de jobshadowing (acompanhar profissionais no seu trabalho), intercâmbio de conhecimentos com pessoas +50, mentoria e formação em contexto de trabalho.
O projeto inclui, ainda, a realização de uma Feira de Emprego, para todos/as os/as participantes, e a criação de um Manual de Apoio a Jovens Imigrantes NEET.
O projeto Step UP Jovem é financiado pela Fundação Gulbenkian, no âmbito da sua iniciativa Gulbenkian Empregar, que tem como objetivo reforçar a segurança financeira e as taxas e qualidade do emprego entre jovens dos 16 e os 34 anos, em particular aqueles que não se encontram a estudar, nem a trabalhar, ou que se encontrem em situações de emprego precário, pouco qualificado ou com baixo rendimento.
Esta iniciativa apoia projetos inovadores, com forte potencial de replicação, que promovam a qualificação e a empregabilidade de jovens em situação de maior vulnerabilidade, residentes nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, no Algarve e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Para mais informações e/ou encaminhamento de jovens interessados/as em participar, contactar Joana Barra (Gestora do Projeto): joana.barra@cepac.pt