Nova Rede de Mercearias Sociais lançada pelo CEPAC com o apoio da Auchan
2025-10-16
No dia 16 de outubro, em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, várias entidades reuniram-se, no Centro de Interpretação Urbana em Lisboa, para o lançamento da nova Rede de Mercearias Sociais.
Com esta rede pretende-se refletir sobre desafios e oportunidades no acesso à alimentação e nas respostas de apoio alimentar; reunir boas práticas para a implementação do modelo de Mercearia Social, enquanto resposta social de apoio alimentar que promove um acesso mais digno e autónomo aos bens alimentares a pessoas em situações de vulnerabilidade e exclusão; e potenciar o trabalho em Rede.
A iniciativa surge no âmbito do projeto-piloto RIMES - Rede Integrada de Mercearias Sociais, implementado, desde janeiro de 2025, pelo Centro Padre Alves Correia (CEPAC), em parceria com a Auchan, com o apoio da Fundação Auchan.
São já várias as entidades com resposta alimentar que se comprometem a participar ativamente nesta Rede de Mercearias Sociais, como o CEPAC - Mercearia Sabura (Estrela), Mercearia Valor Humano (Freguesia de Santo António), Centro Sagrada Família (Algés), Centro Comunitário Carcavelos (Carcavelos), SOUMA (Amoreiras), Mercearia Social S.Domingos (São Domingos de Rana), Centro Social Paroquial São Julião da Barra, Centro Social Paroquial de Algueirão Mem-Martins e Mercês e Associação Gerações Sorriso.
Juntam-se a estas, outras entidades parceiras, que têm colaborado com o projeto RIMES e apoiam esta iniciativa como a Auchan, a Câmara Municipal de Lisboa, a Rede DLBC Lisboa, a EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza e o Instituto de Ciências Sociais de Lisboa (ICS-UL).
Um agradecimento a todos os oradores e oradoras da Mesa Redonda, e a todas as pessoas que participaram nesta iniciativa e que integram a Rede de Mercearias Sociais.
Fotografias do Evento | Vídeo (brevemente disponível)
Para mais informações sobre o projeto RIMES e a Rede de Mercearias Sociais, contacte-nos: parcerias@cepac.pt.