O trabalho em parceria tem permitido ao CEPAC reforçar as suas diversas áreas de atuação e contribuir para objetivos partilhados em torno da efetiva integração, inclusão e melhoria das condições de vida em geral das pessoas migrantes.

Agrupamento de Escolas Passos Manuel

O CEPAC é membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Passos Manuel, enquanto representante da comunidade.

APARF – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA AMIGOS RAOUL FOLLEREAU

Doação de medicamentos para fazer face às necessidades da população que apoiamos, através do nossos Serviços Clínicos e Banco de Medicamentos.

ASSOCIAÇÃO DIGNITUDE

Participação no Programa Abem, através do qual os utentes que não conseguem comprar os medicamentos de que precisam podem ter acesso a medicamentos prescritos em qualquer farmácia do país.

Banco Alimentar Contra a Fome

O Banco Alimentar Contra a Fome de Alcântara abastece, durante todo o ano, o CEPAC de alimentos destinados às pessoas e famílias que acompanhamos a quem é atribuída a resposta de apoio alimentar.

Câmara Municipal de Lisboa (CML)

O CEPAC é parceiro na implementação no III Plano Municipal de Integração de Migrantes de Lisboa (PMIML), especificamente na área da Formação. Somos, também, membros do Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania (CMIC), estrutura consultiva do Município que integra diversas associações e promove a sua participação ativa na vida cívica da cidade. A CML tem vindo a colaborar e a cofinanciar diversos projetos do CEPAC ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoios do Município de Lisboa (RAAML).

Creative Minds

O CEPAC conta com o apoio da agência de Comunicação Creative Minds no âmbito da sua Responsabilidade Social.

EAPN PORTUGAL – CONSELHO LOCAL DE IMIGRANTES

Projeto de investigação e ação, promovido pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, com o objetivo de incentivar a participação cívica de pessoas imigrantes de zonas de intervenção prioritária de Lisboa e que inclui a dinamização de sessões informativas sobre diversas áreas relevantes para o processo de integração.

Entrajuda

A Entrajuda é parceira do CEPAC na concretização da sua política de afetação dos produtos e serviços disponíveis às necessidades da pessoa em situação de vulnerabilidade.

Fundação Aga Khan (AKF) Portugal

Mantemos uma relação de parceria e colaboração na implementação de projetos de base comunitária.

GAT’AFRIK

Atendimento de utentes do CEPAC em consultas médicas e de enfermagem, em conformidade com as normas das autoridades de saúde.

GRUPO DE ATIVISTAS EM TRATAMENTO (GAT)

Está em vigor um protocolo de colaboração para a implementação do projeto “GAT TB Lisboa”, que tem por objetivo a promoção do rastreio da tuberculose em populações vulneráveis, o cumprimento do tratamento da tuberculose aos doentes sob Toma de Observação Direta ou sob tratamento preventivo e a promoção da literacia em tuberculose, no concelho de Lisboa.

Grupo Portugália Restauração

Mantemos uma relação de parceria com o Grupo Portugália Restauração, no âmbito da sua Responsabilidade Social, no desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuem para a valorização da diversidade e o combate à exclusão social.

H Sarah Trading

O CEPAC é parceiro da H Sarah Trading na diminuição da quantidade de resíduos destinados ao aterro e prolongamento do ciclo de vida destes bens.

Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte (MOVEA)

Somos parceiros de implementação de projetos diversos nos quais a arte desempenha um papel transformador em termos do desenvolvimento pessoal e do processo de integração e de inclusão social das pessoas participantes.

MyAuchan

O CEPAC é parceiro da Loja My Auchan – Duque d’Ávila na concretização de medidas de combate ao desperdício alimentar e distribuição justa de recursos.

ONG MUNDO A SORRIR – CENTRO DE APOIO À SAÚDE ORAL

Implementação do projeto C.A.S.O para potenciar a promoção da saúde oral e hábitos de vida saudável de pessoas em situações de vulnerabilidade socioeconómica.

PASSO A PASSO COM A CRIANÇA E A FAMÍLIA – ASSOCIAÇÃO DE AJUDA PSICOSSOCIAL

Realização do projeto “LUA”, no âmbito do Programa Prioritário para a Infeção VIH/Sida e para as Hepatites Virais. Esta parceria tem sido uma mais-valia no apoio às pessoas migrantes, nomeadamente através da prestação de informação sobre os seus direitos, da frequência de cursos de língua portuguesa e resolução de situações de imigrantes em situação irregular em Portugal, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mulheres grávidas migrantes portadoras de VIH.

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO PPEACE – POLÍTICAS PÚBLICAS E ACOLHIMENTO DE CIDADÃOS ESTRANGEIROS, DO INSTITUTO PORTUGUÊS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

O CEPAC participa no focus group e na qualidade de parceiros deste projeto, que tem como fim contribuir para a melhoria das políticas de acolhimento de migrantes, requerentes de asilo e refugiados em Portugal.

Refood Estrela

A Refood tem como missão resgatar alimentos, alimentar as pessoas e incluir toda a comunidade local, cocriando uma sociedade mais sustentável, justa e solidário. É com base nesta missão e de valores comuns, que o CEPAC conta com a Refood Estrela enquanto parceiro na sua resposta alimentar.

VALOR SUL

Implementação da campanha “Toneladas de Ajuda” que transforma os materiais recicláveis entregues no Centro de Triagem da Valor Sul no Lumiar em ajuda financeira para o CEPAC.

Zurich – Missão Azul

Mantemos uma relação de parceria com a Zurich, no desenvolvimento de projetos no domínio da sua Responsabilidade Social.